Nova geração

Alfa Pendular

Os comboios série CPA4000 encontram-se em circulação desde 1999 e já percorreram mais de 41 milhões de quilómetros de Norte a Sul de Portugal, tendo transportado 26 milhões de passageiros. Ao fim de 16 anos, aproveitando a necessidade de manutenção de meia-vida, surgiu a oportunidade de fazer a remodelação do interior e exterior destes comboios. O processo de remodelação teve como objetivo propor uma nova imagem do produto e do serviço associado, melhorar o conforto dos passageiros, integrar novas tecnologias e simplificar os processos de manutenção, nas 4 áreas principais: Exterior – nova pintura, grafismo e sinalética; Interior – definição de materiais, cores e acabamentos para os salões de Conforto e Turística; novo sistema de iluminação; revisão do projeto dos bancos, espumas, estofos e acessórios; WC / BAR – novo projeto; Sinalética – novo sistema de pictogramas e sinalética para o interior. O processo de remodelação teve como objetivo obter uma nova imagem do produto e serviço associado, melhorar o conforto dos passageiros, integrar novas tecnologias e simplificar os processos de manutenção em quatro grandes áreas: Exterior, Interior, WC / Bar e Sinalização.
Ao nível do exterior, o desafio do design consistiu em conferir um aspeto mais moderno, dinâmico e Premium ao serviço, com uma nova proposta de esquema de pintura que procurou simplificar o processo de aplicação e manutenção.
As cores escolhidas contribuem para uma melhor comunicação da marca, do serviço e para uma integração dinâmica na paisagem. Foi também reforçada a identidade do operador CP, através da introdução de logotipos de grandes dimensões e de uma faixa de cor verde que percorre todo o comboio. Foi renovada toda a sinalética exterior, permitindo agora aos passageiros identificar mais facilmente o número da carruagem, as portas de entrada e os diversos serviços disponibilizados pelo operador.

EMEF