Primeira aeronave totalmente elétrica

Alice

Alice é a primeira aeronave regional com propulsão elétrica com capacidade para 9 passageiros a 240 nós em um alcance de até 650 milhas, criando uma experiência totalmente nova para uma aeronave regional com emissões zero, mais silenciosa, limpa e económica. A Almadesign trabalhou em estreita colaboração com a Eviation para projetar, desenvolver e construir o protótipo do interior da cabine.

Várias inovações foram desenvolvidas durante o projeto, como uma fuselagem cónica composta, um interior de cabine personalizado com um arranjo de assentos em espinha de peixe invertida, com os passageiros voltados para as janelas da cabine, novos assentos de classe executiva, um pequeno lavatório e um novo design de cockpit. Um sistema modular foi projetado para integrar as peças da cabine no formato da fuselagem. Foi desenvolvida uma estética de ponta com processos de produção viáveis. Dos assentos às consolas laterais, o peso era uma grande preocupação, com materiais compostos avançados e estruturas de alumínio empregadas para produzir peças leves. Peças detalhadas, como logótipos de alumínio polido em cima de superfícies de alto brilho, foram usadas para realçar os elementos da marca. O cockpit provou ser um desafio, já que a fuselagem é afilada em direção ao nariz e o pára-brisas é excepcionalmente grande. Restrições ergonómicas (visibilidade externa, espaço livre, zonas de alcance) tiveram que ser consideradas durante a integração do cockpit, interruptores, controlos de voo, mantendo uma linguagem de design coerente, um espaço de trabalho funcional e confortável e uma aparência de alta qualidade para os pilotos.

As transportadoras aéreas, como os seus parceiros de mobilidade terrestre, estão a mover-se para substituir frotas caras e antigas por opções elétricas que reduzem drasticamente os custos de manutenção e operação. A Almadesign está enfrentando os desafios da mobilidade do futuro, apresentando um caminho viável para uma alternativa de mobilidade on-demand em face da pressão crescente por soluções ambientalmente sustentáveis.



Eviation